Dor que trago comigo- avó materna morreu de lepra (hanseníase)


Campo de cosmos
Campo de cosmos

         O dia que encontrei a causa morte de minha avó no cartório da cidade aonde morava foi um alivio para meu pai, pois ele pensava que vovó morreu no parto. Ele levava isso como um grande peso em sua vida. 

      O sofrimento dele talvez tivesse acabado, não sei quando mostrei que ela tinha morrido de lepra Ele me olhou com olhos assustados que logo tornou pensativos.

      O meu avó levou seus filhos para outra fazenda e minha avó ficou aos cuidados de minha tia avó no local aonde moravam na época. Minha avó com apenas 30 anos e mãe de dois filhos logo veio a falecer.

      Eu imagino  uma linda jovem de trinta anos sendo podada e viver ao lado do homem que amava de conviver com seus filhinhos de ser feliz. 

Ainda passo dias imaginando seu sofrimento, seus pensamentos. Escrevendo aqui vem uma luz será que a dor era tanta que nada disso importava. Eu sinto muito por vovó Anna ter passado por tudo isso. Mas hoje sei que aonde quer que ela esteja sua neta aqui reconhece seu sofrimento mas fecha um ciclo dizendo não foi sua culpa vovó. Sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grata. Texto Meirinha Oliveira


pesquise mais sobre a doença

https://www.almg.gov.br/acompanhe/noticias/arquivos/2016/05/21_materia_especial_hanseniase_santa_izabel_01.html 








Comentários